A noite de estreia de Tiago Nunes na casamata do Grêmio foi marcada por emoção na vitória por 3 a 2 sobre o Ypiranga na noite de sábado (24), no Colosso da Lagoa, em Erechim. Após abrir 3 a 0 no primeiro tempo, com Diego Souza, Léo Pereira e Vanderson, o Tricolor permitiu ao time da casa marcar dois gols no começo da segunda etapa, com Zé Mário e Mossoró, mas conseguiu segurar a vantagem para terminar como primeiro colocado na fase classificatória do Gauchão.
O primeiro jogo de Tiago Nunes mostrou algumas mudanças do novo treinador, como uma maior pressão na saída de bola adversária e a marcação por zona nos escanteios, onde o time apresentou dificuldades, principalmente na etapa inicial. No segundo tempo, o Tricolor sentiu a parte física por ter jogado na quinta-feira pela Copa Sul-Americana e terminou sendo pressionado pelo Canarinho.
Na semifinal, o adversário gremista será o Caxias. A partida de ida vai ser no Centenário com a volta na Arena. Antes de encarar o time da Serra, porém, o Tricolor irá à Argentina enfrentar o Lanús, na quinta-feira, às 21h30min, no retorno ao La Fortaleza, o palco da conquista do tri da Libertadores em 2017. O confronto valerá a liderança do Grupo H da Copa Sul-Americana, pois os dois clubes venceram na rodada de abertura da chave.
Capitão na estreia de Tiago Nunes, o lateral-esquerdo Cortez avaliou que faltou maior atenção para o time gremista no começo do segundo tempo.
— A gente veio com uma proposta que o professor Tiago passou, fomos bem. Ele alertou para voltarmos focados. Entramos um pouco desligados no segundo tempo e tomamos os dois gols. Vamos ver o que o professor vai passar para não cometer isso. Agora é hora da decisão, descansar que quinta-feira já tem outra batalha para a gente — declarou lembrando do confronto com o Lanús pela Copa Sul-Americana.
Em sua manifestação após a estreia, Tiago Nunes reconheceu a dificuldade da equipe para manter o controle do jogo no segundo tempo. O treinador, no entanto, ressaltou que a preparação do Grêmio se deu quase toda por vídeos e conversas já que os jogadores que atuaram diante do La Equidad sequer trabalharam com bola na sexta-feira.
— Um somatório de fatores (para as dificuldades), mas, sem dúvida, que a contribuição maior passa por essa sequência. Tem também a questão da grama do Colosso da Lagoa, que exige bastante da parte física dos jogadores. Tivemos um erro de marcação na bola parada no começo do segundo tempo e na sequência um lance no qual a bola estava nos nossos pés. De maneira geral estou feliz porque a nossa equipe competiu, não desistiu. Entendemos mais o jogo no segundo tempo, que era físico. Estou feliz pelos atletas — avaliou.
Sobre a dificuldade nas bolas paradas, Tiago Nunes colocou na conta da impossibilidade de fazer um treino específico dessas jogadas com os titulares, mas deixou aberta a possibilidade de voltar para a marcação individual caso entenda que o elenco se adapta melhor a essa forma.
— A nossa intenção foi dar continuidade ao tipo de marcação que o Grêmio fez nos últimos dois jogos (com Thiago Gomes). Eu não tive praticamente a oportunidade de treinar o time que jogou hoje. A sessão da sexta foi com os jogadores que não haviam jogado na quinta-feira. A nossa organização foi no vídeo, no quadro. Iremos analisar qual a melhor forma de marcar dentro das características dos jogadores que temos. A bola parada é decisiva no futebol e procuraremos evoluir rapidamente nesse quesito — avaliou.
O time do Grêmio que iniciou o jogo contra o Ypiranga teve apenas três mudanças em relação ao da vitória sobre o La Equidad, na quinta-feira. Uma das novidades da equipe foi o lateral-direito Vanderson, que marcou um gol. O novo treinador gremista deixou aberta a possibilidade de usar Rafinha no meio-campo tendo os dois laterais juntos na equipe.
— O Rafinha já jogou assim no Bayern. Ele já jogou pelo lado e pela linha de dentro. É um atleta que está acostumado a essas funções e tem qualidade também. É uma opção que pode ser testada nos treinamentos e avaliada dentro dos jogos — projetou.
O grupo do Grêmio terá folga neste domingo (25) e voltará a treinar na segunda-feira, às 15h30min, no CT Luiz Carvalho, quando Tiago Nunes poderá comandar o primeiro treinamento com os titulares visando ao confronto com o Lanús, na Argentina.